Nossa História

QUEM SOMOS

A SOBERP – Sociedade Beneficente Evangélica de Ribeirão Preto é uma Associação Civil sem fins lucrativos, não denominacional, criada em 1986 quando algumas pessoas lideradas pelo Pr. José Remígio Fernandes Braga, da Igreja Evangélica Congregacional da Rua Barão do Amazonas, decidiram cumprir o imperativo bíblico da propagação do Evangelho de Jesus Cristo de modo mais efetivo, através da prestação de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

NOSSA HISTÓRIA

A SOBERP foi criada em 1º de maio de 1986 no município de Ribeirão Preto como entidade civil sem fins lucrativos, a fim de servir como um “guarda-chuva” jurídico que pudesse abrigar todas as obras sociais desenvolvidas pelo corpo evangélico de Ribeirão Preto.

A primeira Unidade implantada foi a Creche Rev. Napoleão Pereira Lins, que iniciou suas atividades em 1986, criada quando a liderança da Igreja Evangélica Congregacional (I.E.C.) do Ipiranga detectou a inexistência de atendimento social para a primeira infância (trabalho preventivo) na região. Começou funcionando na sede da própria Igreja, atendendo a 60 crianças.

Fruto do trabalho abnegado da voluntária Gláucia Berenice, do Pastor José Remígio Fernandes Braga, (Igreja Evangélica Congregacional do Centro) e de sua esposa, D. Ruth Carvalho Fernandes Braga, foi criado em 25 de Abril de 1989, o Centro de Triagem para Menores Carentes “Nosso Clubinho” que funcionava em imóvel alugado, na Rua São Sebastião, 1215, mantido pela I.E.C. do Centro. Inicialmente, os adolescentes com vivência de rua, eram atendidos no regime de passagem, ou seja, durante o dia recebiam assistência em “Nosso Clubinho” e retornavam às ruas ou para suas casas no final da tarde. Esse sistema foi substituído pelo regime de atendimento integral, passando então a se denominar Casa Lar – “Nosso Clubinho”, sendo desenvolvido por 26 anos, com o objetivo de acolher crianças e adolescentes que, por medida judicial, foram afastadas do convívio familiar por se encontrarem em situação de risco pessoal e/ou social, encerrando-se em outubro de 2015.

Em 1994,  nasceu o Núcleo Comunitário “Projeto Criação” visando sistematizar o trabalho assistencial que já era desenvolvido informalmente pela Assistente Social do “Clubinho” com as famílias de alguns de seus usuários, seus parentes e amigos. Além disso, em função do projeto de desfavelamento desenvolvido pelo poder público, famílias oriundas de diversas favelas foram aglutinadas em um só local, porém, sem apoio ou suporte institucional para reorganizar-se e desenvolverem um novo projeto de vida. As comunidades dos bairros Maria Casagrande e Alexandre Balbo II, foram beneficiadas até novembro de 2003, com a realização de cursos pré-profissionalizantes: crochê, pintura em louça e tecido, estética (formação de cabeleireira, depilação, manicure), introdução à informática, curso de confecção de bijuterias, bordado, etc.

Paralelamente, ainda em 1994, alguns membros da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto que faziam um trabalho voluntário de assistência domiciliar a portadores do vírus HIV já com a manifestação da AIDS sentiram o desejo de oferecer um espaço de acolhimento para esses doentes, visto que muitos se encontravam em situação de completo abandono e exclusão sócio-familiar. Foi criada, então, a Casa de Apoio a Portadores do Vírus HIV – “Missão HIVida” que atendeu até novembro de 2003, uma média mensal de 12 adultos de ambos os sexos doentes com AIDS, carentes de recursos materiais, excluídos pela sociedade e pela família. Prestou ainda, trabalho de assistência domiciliar através de visitação constante, para orientação, acompanhamento e encaminhamento para a redede serviços da comunidade, bem como doação de medicamentos e gêneros alimentícios.

Em 2002 foi implantado o Programa de Aprendizagem “Clubinho”, programa este que tem beneficiado adolescentes através da oferta de cursos de formação e capacitação profissional, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho dignamente, revertendo o quadro de pobreza, desigualdade e exclusão social a que estavam submetidos.
Em 2003 a SOBERP iniciou a construção da Unidade Vida Nova, que abrigaria, a partir de agosto de 2005, além de sua sede administrativa e no início de 2006 uma nova Creche para 120 crianças.
Em novembro de 2003, adequando-se ao novo Código Civil, o qual não mais permitiu a figura do “guarda-chuva” jurídico, a SOBERP, em comum acordo com a Comunidade Cristã de Ribeirão Preto desfez o vínculo comum existente desde 1994, transferindo a responsabilidade civil das unidades de serviços ‘Projeto Criação’ e “Missão HIVida” para a referida Comunidade.

No final de 2003, um novo trabalho foi iniciado, a Oficina de Pais, a fim de suprir uma carência detectada no Programa de Aprendizagem que era a melhoria das relações entre os adolescentes e seus pais. Em virtude dos ótimos resultados colhidos entre os pais dos adolescentes, em 2005 este trabalho foi estendido aos pais dos alunos da Creche Rev. Napoleão P. Lins sob o nome de Clube de Pais.

O Projeto Recomeço, originalmente chamado de Projeto Casulo, foi uma tentativa de oferecer uma residência para os adolescentes que moravam na Casa Lar Nosso Clubinho e atingiam a maioridade. A ideia do projeto era que esses adolescentes, agora adultos, recebessem alguma orientação para assumir as responsabilidades próprias de um adulto, tais como cuidar de uma casa, administrar sua vida pessoal e financeira. Como a SOBERP não poderia, à época, assumir este compromisso, recebeu a verba pública para a construção da residência e compra de mobiliário, contando com a parceria de uma segunda entidade. Infelizmente, o Projeto Recomeço não obteve êxito, pois a associação de apoio não preencheu os requisitos necessários para a continuidade da proposta. A residência foi, então, devolvida para a responsabilidade da Prefeitura de Ribeirão Preto.

O prédio Vida Nova foi finalizado no primeiro semestre de 2008. Em junho do mesmo ano foi assinado um convênio com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ribeirão Preto. Pelo convênio, a SOBERP passou a receber uma verba por criança matriculada e com frequência regular às aulas. Em 9 de agosto, com o prédio pronto e convênio assinado, houve uma cerimônia de inauguração, com a presença da Diretoria, do Conselho Deliberativo, representantes do Poder Executivo e Legislativo, além de vários irmãos e colaboradores.

Na unidade Vida Nova funcionou a Educação Infantil que atendia a 120 crianças de 02 (dois) a 06 (seis) anos, sendo 60 (sessenta) em período integral e 60 (sessenta) em meio período. Das crianças que frequentavam em meio período, 30 estavam sendo atendidas também no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  “Projeto Acolher” . A unidade atendia  as famílias dos bairros Jardim Vida Nova, Jardim Marchesi e Parque Ribeirão.

Em 2008, a Creche Rev. Napoleão Pereira Lins encerrou suas atividades temporariamente, até que a SOBERP conseguisse verba para adequar as instalações às novas políticas de educação da Prefeitura, porque só assim poderia assinar um convênio que viabilizasse o seu funcionamento. Depois de dois anos fechada e após intensa negociação, a Creche, inteiramente reformada, foi reinaugurada em Fevereiro de 2010, sob a responsabilidade legal da instituição CRECEI – Centro Renovado Cristão de Ensino Integral.

Em dezembro de 2016 a Unidade Vida Nova com atendimento nos serviços de creche e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos encerrou suas atividades, permanecendo o Programa de Aprendizagem Clubinho na nova sede na Rua Guarujá, n.º 84 – Jardim Paulista.